Com o início da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, e que este ano tem como tema “No trânsito, o Sentido é a Vida", a 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) passa a utilizar um novo tipo de "bafômetro": o etilômetro passivo, que ainda está em fase de testes.
A utilização destes novos aparelhos tem por objetivo trabalhar a sensibilização dos condutores quanto aos seus papéis na construção de um trânsito mais seguro.
O equipamento, adquirido através da Prefeitura Municipal de Xanxerê, é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem a necessidade de utilização dos tradicionais bocais, utilizados nos etilômetros convencionais, proporcionando assim maior agilidade nas operações e economia de recursos públicos.
Após o motorista assoprar na direção do aparelho, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez ou não uso de bebida alcoólica. Uma luz verde, caso o resultado seja 0,00mg/L ou vermelha, quando o valor for maior que 0,01mg/L, se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Já com a luz vermelha, o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.
O novo aparelho será utilizado na triagem dos condutores abordados, pois os condutores que não indicarem qualquer vestígio de álcool serão liberados rapidamente.