Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Estudantes com transtorno do espectro autista participam de atividades de cinoterapia


Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-Rec), em Criciúma, receberam as primeiras atividades de cinoterapia no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A atividade, realizada nesta terça-feira, 9, utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico.

No dia 1º de abril, mês de conscientização sobre o Autismo, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Ama-Rec, para tratamentos terapêuticos de cinoterapia e equoterapia. Ambas atividades assistidas por animais são desenvolvidas no 9º BPM e acontecem semanalmente na unidade.

A cinoterapia assistida pelo cão é eficaz na promoção de comportamentos de autorregulação adaptativos, proporcionando a sensação de conforto e bem-estar a partir da troca entre o animal e a criança, de forma que a criança possa sentir confiança a partir do contato com seu terapeuta.

Já a equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo e contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com necessidades especiais.