Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (Ama-Rec), em Criciúma, receberam as primeiras atividades de cinoterapia no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A atividade, realizada nesta terça-feira, 9, utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico.
No dia 1º de abril, mês de conscientização sobre o Autismo, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Polícia Militar e a Ama-Rec, para tratamentos terapêuticos de cinoterapia e equoterapia. Ambas atividades assistidas por animais são desenvolvidas no 9º BPM e acontecem semanalmente na unidade.
A cinoterapia assistida pelo cão é eficaz na promoção de comportamentos de autorregulação adaptativos, proporcionando a sensação de conforto e bem-estar a partir da troca entre o animal e a criança, de forma que a criança possa sentir confiança a partir do contato com seu terapeuta.
Já a equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo e contribui para o desenvolvimento das atividades motoras, cognitivas, sensoriais, psicológicas e sociocomunicativas das pessoas com necessidades especiais.