A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 11º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), realizou na terça-feira, 28, o 1º Encontro Técnico dos Táticos. O evento foi realizado na Arena Opus, em São José.
O Encontro Técnico do Tático teve por objetivo capacitar o efetivo com relação às técnicas, legislação vigente, treinamento continuado, entre outros assuntos ligados a corporação, bem como renovar e ampliar conhecimentos, além de proporcionar a integração, troca de informações e experiências entre os policiais militares das equipes táticas e o comando superior.
O evento contou com a presença do subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, do comandante do 11º CRPM, coronel Cleber Pires, do comandante do Comando de Missões Especiais da PMSC (CME), coronel Jofrey Santos da Silva, do chefe do estado-maior do 11º CRPM, tenente-coronel Marcello Wagner Schlischting, do comandante do 16º BPM, tenente-coronel Mauro Almir Marzarotto, do comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Jader Peron Schlischiting, do comandante do 37º BPM, tenente-coronel Alex Gonçalves Modolon, do chefe do P-3, major Ricardo José Melo Machado Junior, representando o comando do 7º BPM, e demais policiais militares dos grupos táticos dos municípios de abrangência do 11º CRPM.
Estiveram presentes no evento 55 policiais militares dos grupos táticos, sendo proporcionadas aos participantes palestras abordando temas como: “Implantação e Missões do 1º batalhão de Pronta Resposta”, ministrada pelo comandante do 5ºCRPM/8ºBPM/1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR), tenente-coronel Celso Mlanarczyki Junior; “Atirador Designado”, ministrada pelo subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), major Humberto Porto Mapelli; “Crime Organizado”, ministrada pelo chefe do estado-maior do CME, tenente-coronel Diego Marzo Costa, e “Balística de Combate”, ministrada pelo comandante da 2ª companhia do 22º BPM, capitão Fernando Hakim Ribeiro.
O comandante do 11º CRPM, coronel Cleber Pires, agradeceu a presença de todos, em especial dos palestrantes que contribuíram para o aprimoramento do efetivo das equipes táticas. Destacando que a dinâmica do serviço operacional diante dos desafios impostos pela criminalidade impõe a constante revisão de técnicas e procedimentos e o treinamento continuado de nosso efetivo, principalmente nas equipes táticas.