Nesta segunda-feira, 18, a unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA) em Joinville realizou em parceria com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), uma operação que teve por objetivo o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra a caça ilegal em seis locais distintos, nos municípios de São Bento do Sul e Corupá.
As ações da PMA resultaram em um relatório que foi apresentado ao Ministério Público, que resultou na instauração de inquérito da Polícia Civil, com objetivo de desarticular um grupo de pessoas que praticava caça ilegal na Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Vermelho Humboldt.
Ao todo, seis mandatos de busca foram cumpridos pelas equipes da PMA e PCSC, resultando na apreensão de nove espingardas, incluindo duas de pressão.
Os policiais também apreenderam aproximadamente 400 munições, além de inúmeros instrumentos utilizados para a caça ilegal, como pios (apitos para atrair aves), armadilhas para captura de animais, roupas de caça, rádios de comunicação e até animais abatidos.
Dois homens foram presos em flagrante durante a ação policial, pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e de caça ilegal.
O comandante da PMA em Joinville, major Ruy Florencio Teixeira Junior, e o delegado da Polícia Civil de São Bento do Sul, Valdir Xavier, ressaltaram a importância da integração entre as forças de segurança pública para o combate à caça ilegal e a preservação do meio ambiente catarinense.
Texto e fotos: PMA de Joinville