A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na terça-feira, 29, a solenidade comemorativa aos 62 anos de criação do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende a região de Canoinhas. O evento aconteceu na sede da Unidade.
O evento contou com a presença do comandante do 2° Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos, além de outras autoridades civis e militares, oficiais, praças e familiares dos promovidos e agraciados.
Durante a solenidade, aconteceu a promoção de praças à graduação de cabo e sargento, bem como a entrega das medalhas comemorativas ao aniversário, entregues as personalidades civis e militares e instituições públicas ou privadas que, no exercício das atividades e pela dedicação e capacidade profissional, colaboraram para o engrandecimento do 3º BPM.
O 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Canoinhas, tem suas origens na 3ª Companhia Isolada, instalada em 5 de maio de 1952, pelo então comandante-geral da Corporação, o coronel João Cândido Alves Marinho, e comandada pelo capitão Jubal Coutinho.
A extensa jurisdição atribuída àquela companhia em 29 de novembro de 1960, levou o coronel Antônio de Lara Ribas, comandante-geral da época, a transformá-la no 3º BPM, com a denominação de “Batalhão Januário de Assis Côrte”, em homenagem ao tenente-coronel Januário Cortes, combatente da Guerra do Contestado. Àqueles tempos, municípios como Lages e Caçador, achavam-se sob a circunscrição do 3º BPM.
Atualmente, o 3º Batalhão de Polícia Militar conta com duas Companhias. A 1ª Cia, a qual além da sede em Canoinhas, atua também nos municípios de Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo. Já a 2ª Cia, com sede em Porto União, e estendendo-se sobre os municípios de Irineópolis e Matos Costa.