Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Dupla é detida por abigeato em Chapecó


Na manhã desta quarta-feira, 22, na rua Bom Jesus, bairro Eldorado, em Chapecó, em uma ocorrência que exigiu perspicácia e persistência da guarnição e da Central de Emergências,  a Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos, por furto de carne de gado, crime conhecido como abigeato, que revolta e dá prejuízos a moradores de propriedades rurais.

A ocorrência iniciou por volta das 6h30min, quando os policiais foram verificar um veículo abandonado. No local, o que eles encontraram foi um veículo destrancado e com grande quantidade de carne no porta-malas.

Em seguida, enquanto os policiais lavravam o boletim e tentavam, com ajuda da central, levantar mais informações sobre o veículo e possíveis furtos de gado na região, os dois envolvidos apareceram  no local com gasolina, contando uma história de quem tinham ganhado a carne de um familiar, que mora no interior, e na ida para casa tiveram uma pane seca no carro.

Não satisfeitos com as informações, os policiais fizeram mais perguntas, que eram respondidas com contradições ou ficavam sem respostas.  

Assim, a guarnição decidiu conduzir a dupla para delegacia. Entretanto, no caminho eles acabaram confessando a prática delituosa e ainda indicaram o local onde cometeram o crime.

Logo depois, a PM ainda recebeu informações sobre restos de um animal encontrado na região da Efapi, Linha Cabeceira da Divisa, confirmando ser lá, realmente, o local onde foi realizado o furto e o abate.

O veículo, que não possuía registro de furto, foi removido ao pátio de apreensões.  Já a carne ficou sob responsabilidade da Vigilância Sanitária, para descarte apropriado. Os envolvidos autores foram entregues na Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos legais cabíveis.  

Vale destacar o esforço das guarnições e da Central de Emergências em juntar os fatos e chegar à verdadeira origem da carne, que culminou com a detenção dos autores. Ações de rondas e abordagens são realizadas regularmente no meio rural, justamente com foco no combate a crimes como este.