A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na sexta-feira, 8, uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia aconteceu na sede do Comando-Geral, em Florianópolis. A PMSC inseriu em seus quadros as primeiras policiais femininas em 1983. A solenidade foi extensiva a todas as policiais em Santa Catarina.
Atualmente, a PMSC conta com 10% do seu efetivo total com policiais femininas, ou seja, quase mil policiais femininas compõem os quadros de oficiais e de praças da corporação no serviço ativo. A PMSC tem atualmente cerca de 10 mil policiais na corporação.
Como forma de agradecimento, o Comando-Geral da PMSC realizou a entrega de uma lembrança para todas as policiais femininas presentes. Plantas doadas pela Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) foram entregues às policiais presentes na solenidade.
Os 41 anos da inclusão das primeiras policiais femininas na PMSC e a participação das mulheres na corporação em todos os níveis foram ressaltados pelo comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa. "Tanto no operacional, no administrativo, nos sub-comandos e nos comandos temos a policial feminina como destaque", assinalou.
Desta forma, a solenidade marcou os desafios e conquistas das policiais militares de Santa Catarina ao longo de quatro décadas, que compartilham todas as missões policiais militares e moldam os padrões de uma polícia militar de excelência, reconhecida como a melhor do país.
Participaram também da solenidade, além do comandante-geral, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, e o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen.
Clique AQUI e confira as fotos da solenidade
Texto: Marcelo Passamai da Silva
Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira