O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras e patrono cívico da nação brasileira. Para marcar a data, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou, em todas unidades do Estado, a solenidade em homenagem ao patrono.
Em Florianópolis, a cerimônia aconteceu na sede da Academia da Polícia Militar da Trindade (APMT), localizada no bairro Trindade, onde foi colocada pelos alunos do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires uma coroa de flores no busto de Tiradentes.
A comemoração contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do diretor da Academia da Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinícius dos Santos, da banda de música da PMSC, O Piano Catarinense, e militares de diversas unidades da Grande Florianópolis.
“Os ideais e valores como honra e lealdade à Pátria são princípios que representam a atuação da nossa corporação. O exemplo de Tiradentes em proteger a nação, serve para nossos militares que também realizaram o juramento em defender a sociedade catarinense, mesmo com o risco da própria vida”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Pelozato.
Patrono
Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policías militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do país, em um período em que vivíamos sob o domínio de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.
Tiradentes honrou, com sua própria vida, valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira. Foi condenado e morto em 21 de abril de 1792.
Seu exemplo serve de motivação para nossa labuta diária no cumprimento de nossa missão constitucional, superando obstáculos existentes na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida com dignidade para a sociedade catarinense.
Clique aqui e veja mais fotos da solenidade.
Fotos: 1º sargento da RR Aurélio de Oliveira/CCS