Desafio Bope reúne aproximadamente 800 competidores na 2ª edição

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) reuniu aproximadamente 800 atletas para participar do 2° Desafio Bope. A competição realizada neste domingo, 28, na sede da unidade, misturou corrida de rua com obstáculos desafiadores, replicando um dia de treinamento dos militares que atuam no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

A competição contou com percursos de 5 km e 10 km, em terrenos mistos de asfalto e praia, tanto nas categorias masculina quanto feminina, divididos em várias faixas etárias e equipes. A prova não apenas testou a resistência física dos participantes para corrida, mas também as habilidades em superar 12 obstáculos distintos, que incluíam desafios de altura, força, agilidade, destreza e equilíbrio.

De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior, “alguns destes obstáculos foram totalmente surpresa para os atletas e a elaboração destes se deram graças ao voluntariado e dedicação dos policiais militares que servem no Bope, que não mediram esforços para garantir a qualidade, segurança e sucesso do evento”.

O evento foi marcado por uma significativa variedade de participantes, desde atletas de todas as idades até policiais de diferentes instituições e Estados brasileiros. Dentre os competidores, um policial argentino que deslocou 22 horas para prestigiar o evento, bem como alguns atletas que irão disputar o mundial de corrida de obstáculos (OCR - Obstacle Course Racing), que ocorrerá este ano na Grécia, o evento OCR World Championships.

“Além de ser uma prova de resistência física e mental, o 2º Desafio Bope representou um importante momento de integração entre os operadores que atuam no Bope e a sociedade. Foi a primeira edição aberta ao público, permitindo que os participantes vivenciassem um pouco dos desafios enfrentados pelos policiais militares e profissionais de operações especiais”, destacou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.

Durante o evento, o policiamento nas imediações da prova teve ainda a recuperação de um carro roubado de um morador que reside próximo ao local onde ocorria a prova, demonstrando que a Polícia Militar sempre está pronta para garantir a segurança, mesmo quando em participação de ações sociais e de integração com a comunidade catarinense.

O 2º Desafio Bope 2024 fortaleceu os laços entre as forças de segurança e a comunidade, permitindo uma experiência única de superação e camaradagem.