Na manhã desta quinta-feira, 30, em Florianópolis, a Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf) recebeu os primeiros equipamentos do novo Projeto de Radiocomunicação Digital da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), a serem implementados na área de 67 municípios do litoral catarinense, que compõem as Centrais Regionais de Emergência (CREs) em Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, Brusque, Tubarão, Criciúma e Araranguá.
O projeto é baseado na tecnologia digital DMR Tier III. O equipamento de rádio DMR Tier III funciona na mesma faixa de frequência que o equipamento Tier II, mas adiciona recursos para dar ao sistema mais funções para melhor se adequar à situação. O equipamento Tier III opera no “modo trunked”, o que significa que os rádios são alocados automaticamente para frequências em vez de terem uma frequência fixa.
Essa tecnologia visa modernizar a radiocomunicação dos policiais militares em suas atividades operacionais, provendo mais segurança e eficiência nas comunicações, melhor cobertura de radiofrequência e uso de dados, além de prover recursos de gestão como o georeferenciamento.
A aquisição dos referidos equipamentos decorreu-se de processo licitatório no valor de R$ 23 milhões, compostos por 38 Estações Rádio Base (equipamentos a serem instalados em Torres), 1.000 terminais portáteis, 1.000 terminais móveis, bem como sistema de gerenciamento de rede e de despacho.
Expansão do projeto
Apesar da implementação imediata estar sendo apenas nas áreas das CREs mencionadas, a PMSC tem projeto para expandir esse sistema para todo o Estado, contemplando as regiões do interior e fronteira catarinense. A primeira a receber essa expansão é a CRE em Lages.