A Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf) reuniu nesta quarta-feira, 21, seus servidores para um seminário organizado pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), através da Divisão de Psicologia, com ênfase na saúde mental, prevenção ao suicídio, autoconhecimento, gerenciamento de estresse e crises e fatores desencadeantes e protocolo de abordagem ao militar em adoecimento psicológico de risco.
Durante a palestra, realizada no auditório do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Florianópolis, o chefe do serviço de psicologia da DSPS, 1º tenente dos Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) Jean Abílio Silva, apresentou os serviços assistenciais oferecidos na corporação e sugeriu como criar uma rede de proteção e prevenção na corporação.
O encontro foi realizado a pedido do diretor da Dalf, coronel Ronaldo da Silva da Cruz. Segundo ele, a preocupação maior é com o bem estar mental dos policiais do setor. “Esse trabalho realizado pela DSPS é de extrema importância para nossa corporação pois termos policiais tranquilos e preparados fisicamente e mentalmente, nos dá a certeza de que teremos uma tropa saudável em todos os sentidos para a realização do seu trabalho e o seu bem estar com a sua família e com a sociedade”, afirmou o coronel Ronaldo.
A reunião antecipa o trabalho realizado pela DSPS para o Setembro Amarelo, campanha que teve início no Brasil, em 2015, e visa conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar os sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas.
Texto e fotos: Marcelo Passamai