Na manhã desta quarta-feira, 30, o Joinville Iate Clube foi palco da solenidade de formatura do primeiro Curso de Policiamento Ambiental Embarcado (CPAE), promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (1º BPMA). O curso, realizado no litoral de Santa Catarina, teve duração de três semanas e formou 20 novos “aquaticanos”, capacitados em atividades técnicas e operacionais de policiamento ambiental.
O Estado de Santa Catarina, destaca-se no policiamento ambiental embarcado, tropa especializada e preparada para planejar e executar operações de fiscalização às atividades desenvolvidas pelas embarcações industriais e artesanais.
O curso de Policiamento Ambiental Embarcado iniciou com 25 alunos policiais militares, sendo 23 integrantes da PMSC, um da Polícia Militar do Paraná e um da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, encerrando-se apenas com 20 formados.
A capacitação teve carga horária de 180 horas-aula, com as seguintes disciplinas: Ambientação em águas abertas; Navegação aplicada; Operações ribeirinhas; Legislação pesqueira aplicada I; Legislação pesqueira aplicada II; Operação pesca artesanal; Operação de transporte e armazenamento de pescados; Operação pesca industrial.
Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Estado-Maior, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, representando o Comando de Policiamento Ambiental (CPMA), o comandante do 1º BPMA, tenente-coronel Alexandre Alberto Kleine, além de autoridades civis, policiais militares e familiares dos formandos. Ao final da cerimônia, foi prestada uma homenagem aos colaboradores civis que apoiaram a realização do curso.
Com a conclusão dessa formação, a Polícia Militar de Santa Catarina fortalece o compromisso com a proteção ambiental, mantendo os militares preparados para as diversas atividades de fiscalização no litoral e nas áreas ribeirinhas de Santa Catarina.