Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Curso de Inteligência Policial forma 60 agentes em Florianópolis


Na manhã desta sexta-feira, 25, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a solenidade de formatura de 60 policiais no 4º Curso de Inteligência Policial para Praças. O evento foi realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O curso teve início no dia 24 de outubro e teve como objetivo habilitar os policiais militares para o desenvolvimento de atividades de inteligência no âmbito do Sistema de Inteligência da Polícia Militar.

A solenidade de formatura contou com a presença do subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, do comandante do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar, coronel Luciano Leite Pereira, do chefe da Agência Central de Inteligência (ACI), coronel Fernando André da Silva, do subcomandante da Academia de Polícia Militar da Trindade, tenente-coronel Reginaldo Rocha de Sousa, além de demais autoridades civis e militares.

O 4º Curso de Inteligência Policial para Praças teve uma carga horária total de 180 horas/aula e capacitou os militares que trabalham nos setores de inteligência a atuarem de forma padronizada, desenvolvendo a integração entre os agentes, difundindo a doutrina de inteligência e fomentando a produção do conhecimento, sempre pautados na doutrina de inteligência de segurança pública.

Já o chefe da ACI, coronel Fernando André, “hoje realizamos quatro momentos importantes para a nossa corporação. Sucesso a todos os novos cabos e aos formandos do Curso de Inteligência. Os conhecimentos adquiridos são de fundamental importância para o pleno atendimento da sociedade catarinense”.

Ao encerrar o Curso de Inteligência, o sub-comandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, no ato representando o comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, afirmou que "a atividade de inteligência nas Forças de Segurança é silenciosa, mas que muito ajuda nas ações finais da corporação". Fraga parabenizou aos formandos e aos promovidos.

Durante o ato, foram homenageados praças e oficiais com a Medalha do Mérito Intelectual da Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina, que tem o objetivo de galardoar os profissionais no exercício das atividades e pela dedicação e capacidade profissional, contribuindo aos serviços da atividade de inteligência.

Além dos policiais militares de Santa Catarina, também participaram do evento, representantes do núcleo de inteligência do grupo especial de fronteira do Estado do Mato Grosso, da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina e da Polícia Civil de Santa Catarina, perfazendo um total de 60 alunos.

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira / CCS