A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), durante patrulhamento de rotina na manhã de terça-feira, 11, localizou 29 aves nativas mantidas em cativeiro no município de Curitibanos.
Durante a fiscalização no bairro São Luiz, os policiais militares localizaram em uma residência 13 gaiolas e um viveiro em que estavam sendo mantidas as aves nativas, entre elas: tico-tico, pintassilgo, canário da terra, cardeal, azulão, chupim, pintagol e trinca-ferro.
O responsável pelas aves foi localizado e informou não possuir autorização do órgão ambiental competente para manter os animais em sua residência. Então elas foram apreendidas e passaram por avaliação, logo após foi verificado que estavam em condições de soltura, sendo devolvidas ao seu habitat natural.
Diante dos fatos, o envolvido foi autuado e responderá criminal e administrativamente pelo crime ambiental, tento como agravante a condição de que algumas aves estão na lista de animais ameaçados de extinção.