Na tarde de segunda-feira (20), aconteceu na sala do comando do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na presença do comandante da unidade, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga, do capitão Eduardo Moreno Persson e do tenente Carlos Diego Apoitia Miranda, uma reunião para tratar do lançamento de duas campanhas sobre segurança pública em que o 9º BPM e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) são parceiras. O encontro ainda contou com a presença do presidente do CDL de Criciúma, Gelson Philippi, do vice-presidente de Serviços da CDL de Criciúma, Henrique Vargas; do diretor de Eventos da CDL de Içara, José Dionísio Cardoso; do diretor do 28º Distrito da FCDL/SC, Daniel Paulo Gamba, e do presidente da CDL de Siderópolis, Dilnei Demétrio.
Nesta reunião, os participantes discutiram sobre a importância da segurança pública para o comércio da região, sobre os avanços nos últimos meses nos policiamentos, sobre as necessidades ainda existentes e também sobre aspectos que podem ainda melhorar para cada vez mais garantir-se a segurança da sociedade e dos lojistas.
Dois projetos importantes da Polícia Militar (PM) foram tratados na reunião. O primeiro trata sobre a “Prevenção de Furtos e Roubos em Estabelecimentos Comerciais”, tendo sido confeccionado um folder, onde o 9º BPM dá algumas dicas e orientações para reduzir as oportunidades para os criminosos e aumentar a percepção de quem o lê sobre segurança no comércio.
O segundo projeto faz parte do “Programa Rede de Segurança”, se intitula “Prevenção contra furtos a Veículos”, e consiste na realização de rondas em locais previamente mapeados com índices de furtos ou arrombamentos de veículos e a distribuição de folders nos veículos que apresentem algum tipo de vulnerabilidade que possa atrair a atenção de agentes motivados no cometimento deste tipo de delito. Nestes folders há a indicação da vulnerabilidade encontrada pelo policial, como objetos de valor expostos, janelas abertas, veículo destravado ou estacionado em local de alto índice criminal. A intenção é que o motorista, ao chegar em seu veículo, perceba a falha cometida e procure precaver-se em uma próxima ocasião. Desta forma, a ideia é agir sobre o alvo, reforçando obstáculos que possam desestimular o criminoso ou reduzindo vulnerabilidades que possam encorajá-lo.
No folder, há também o endereço do ponto base do comandante do setor, para que, em caso de dúvidas o usuário da via possa contatá-lo.
Com estes projetos, o 9º BPM pretende em curto prazo possibilitar uma maior conscientização da sociedade quanto à importância de sua atitude para a prevenção de delitos, e a médio e longo prazo uma redução nos índices de crimes destas naturezas.
(Texto e imagens: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)