Na tarde da última sexta-feira (7), aconteceu a formatura do “Treinamento Específico de Policiamento Tático com Motocicletas Nível Básico – I”, realizado pelos policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma e do 19º BPM de Araranguá que fazem parte das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam).
A solenidade contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Paulo Henrique Hemm, do comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM) de Criciúma, coronel Lênio Espíndola, do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga, do comandante do 19º BPM, tenente-coronel Antonio Carlos Mota Machado, do comandante da Companhia de Patrulhamento Tático do 9º BPM, na qual a Rocam de Criciúma está ligada, capitão Mario Luiz Silva, e dos instrutores do treinamento, o comandante da Rocam do Grupamento de Polícia de Choque da Capital, major Maurício Gonçalves Viríssimo, e soldado Roberto Morais Teixeira, da Rocam /Choque, além de praças e oficiais, familiares e membros da imprensa presentes.
O comandante-geral entregou aos policiais os certificados de conclusão de curso, que teve início no dia 3 de agosto, com 35 horas/aula de instruções, tendo sido realizado por 13 policiais nas dependências do 9º BPM e em outras áreas cujo terreno pudesse auxiliar na simulação de possíveis dificuldades que podem ser encontradas em atendimentos de ocorrências reais.
Após a entrega de certificados, os policiais recém formados realizaram uma apresentação na qual simulavam abordagem a um suspeito com uma motocicleta, onde puderam demonstrar as técnicas recém adquiridas em curso para o público presente.
O coronel Lênio Espíndola cumprimentou os presentes, elogiou os serviços prestados pela Rocam o estado. Discursou que 80% das ocorrências de furto são realizadas por motocicletas, e que esta modalidade (Rocam) ajudaria na rapidez e agilidade no atendimento destas ocorrências.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, discursou sobre o bom trabalho que a PM está realizando em todo o estado, destacando este sucesso dizendo que só neste ano mais de 126 mil ocorrências foram atendidas pelos policiais de Santa Catarina, 22 mil prisões foram efetuadas e mais de 6 toneladas de drogas foram apreendidas.
Breve histórico da Rocam:
Diante do atual cenário de mobilidade urbana dos grandes centros populacionais, realidade presente em diversas cidades catarinenses, e do crescente número de ocorrências envolvendo motocicletas como veículo de fuga, devido à sua mobilidade e agilidade, o emprego de policiais militares com motocicletas tem assumido um importante papel na prestação de serviços de segurança pública.
Pensando em dar uma resposta rápida e eficiente à sociedade no atendimento de ocorrências, a Polícia Militar deu início no mês de março deste ano, a uma nova modalidade de policiamento com o uso de motocicletas, o programa ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas).
A Rocam foi criada em 04 de fevereiro de 2015, através da Portaria nº114 do Comando Geral da PMSC, na gestão do atual comandante-geral, coronel Paulo Henrique Hemm, o grupo tem como missão, apoiar as Unidades Policiais Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade, além de atividades de Operações de Polícia Militar de Choque e escoltas motorizadas.
O citado programa está sendo implementado no Estado para incrementar as ações policiais militares, buscando uma maior agilidade nas ações, reduzindo, assim, o tempo de pronta resposta em ocorrências, oferecendo à sociedade uma prevenção mais eficaz.
(Texto e imagens: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)