A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizou na quinta-feira, 11, a entrega de 35 kimonos para crianças e adolescentes que participam do Projeto Black Belt. Criado em 2019, o projeto oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu que, desde 2024, são ministradas no tatame do unidade, em Lages.
Inicialmente, foram disponibilizadas 30 vagas para alunos da comunidade, com idades entre 7 e 15 anos. No entanto, devido à alta demanda, foram abertas 35 vagas, todas rapidamente preenchidas.
Os treinos ocorrem três vezes por semana e são conduzidos por policiais militares voluntários. As turmas são divididas em dois grupos etários: de 7 a 9 anos e de 10 a 15 anos. Para continuar no projeto, os alunos devem ter uma frequência mínima de 70% nas aulas. À medida que evoluem, os alunos recebem graduações através das faixas, que simbolizam comprometimento, evolução e disciplina.
É importante destacar que a aquisição dos kimonos foi realizada por meio de doações. Esses uniformes não só padronizam os alunos como também promovem o projeto e a Polícia Militar além das aulas, já que alguns alunos participam de competições e frequentemente sobem ao pódio.