Na noite de quinta-feira, 14, a coronel Arlene Sousa da Silva Villela, comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), lançou, em Florianópolis, o livro Polícia Militar Feminina em Santa Catarina: 40 Anos de História.
O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, e demais autoridades militares e civis.
A história das mulheres na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) começou em 1983, quando a Lei nº 6.209 criou o quadro de policiais femininas no Estado. As primeiras 27 mulheres enfrentaram desafios para ingressar na corporação, abrindo caminho para outras.
Nas últimas quatro décadas, a presença feminina na corporação cresceu consideravelmente. Elas atuam em diversas áreas, como policiamento ostensivo, programa Rede Catarina, patrulha escolar, programas preventivos, serviços administrativos, área da saúde, inteligência e policiamento especializado.
A jornada das mulheres na Polícia Militar é marcada por dedicação e superação. As primeiras policiais militares servem de inspiração para as novas gerações, tanto que, em 2023, o Comando-Geral da PMSC homenageou as pioneiras com a entrega da Medalha Lealdade e Constância em uma solenidade no Dia Internacional da Mulher.