Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Coronel escreve livro sobre os 40 Anos de história das mulheres na PMSC


Na noite de quinta-feira, 14, a coronel Arlene Sousa da Silva Villela, comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), lançou, em Florianópolis, o livro Polícia Militar Feminina em Santa Catarina: 40 Anos de História.

O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, e demais autoridades militares e civis.

A história das mulheres na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) começou em 1983, quando a Lei nº 6.209 criou o quadro de policiais femininas no Estado. As primeiras 27 mulheres enfrentaram desafios para ingressar na corporação, abrindo caminho para outras.

Nas últimas quatro décadas, a presença feminina na corporação cresceu consideravelmente. Elas atuam em diversas áreas, como policiamento ostensivo, programa Rede Catarina, patrulha escolar, programas preventivos, serviços administrativos, área da saúde, inteligência e policiamento especializado.

A jornada das mulheres na Polícia Militar é marcada por dedicação e superação. As primeiras policiais militares servem de inspiração para as novas gerações, tanto que, em 2023, o Comando-Geral da PMSC homenageou as pioneiras com a entrega da Medalha Lealdade e Constância em uma solenidade no Dia Internacional da Mulher.