O coronel André Cartaxo Esmeraldo assinou seu ofício de ingresso na reserva remunerada na tarde desta quarta-feira, 22, em Florianópolis. O ato aconteceu no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, na presença do comandante-geral da corporação, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e do subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, que é seu colega de turma.
Outro colega de turma que também fez questão de prestigiar o ato foi o comandante do Comando de Polícia Militar Ambiental, coronel Jardel Carlito da Silva.
Em sua carreira, o coronel Cartaxo trabalhou por mais de 32 anos na PMSC e estava à frente do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv). Como forma de reconhecimento pelos serviços prestados, o policial recebeu a medalha de Mérito por Tempo de Serviço, na categoria ouro, e a medalha Lealdade e Constância da corporação.
Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, o coronel Cartaxo, ingressou na PMSC no dia 9 de março de 1992, ascendendo ao posto de coronel em 11 de agosto de 2021.
Na PMSC, atuou como oficial superior no 4º Batalhão de Polícia Militar, no 1º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, foi diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da PMSC, diretor da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças da PMSC e atualmente exercia a função de comandante do CPMRv.
O coronel Cartaxo é formado em Direito, especialista em Direito Penal e Processual Penal, Administração em Segurança Pública e Altos Estudos Estratégicos em Segurança Pública.
Clique aqui e confira a mensagem de despedida do coronel Cartaxo.
Fotos: 3º sargento Rodrigo Costa /CPMRv e 3º sargento RR Paulo Henrique Santana / CCS