Complexo Esportivo da PMSC ganha tatame para artes marciais e revitalização da academia

Com foco no aprimoramento e qualidade de vida dos policiais militares, foi realizada, nesta quarta-feira, 25, a solenidade de inauguração do novo tatame e a reinauguração da academia de musculação no Complexo Esportivo Renato Tavares, localizado no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis.

O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do chefe de Estado-Maior-Geral da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen, além de policiais militares e convidados.

O tatame, com 64 m², será utilizado para a prática de Jiu-Jitsu, Muay Thai e outras artes marciais, sendo os próprios policiais militares, graduados nessas modalidades, os responsáveis pelos treinamentos. A prática de esportes marciais teve início em julho de 2023, quando os militares utilizavam um tatame improvisado.

Desde então, diversos policiais que treinam no local participaram de competições regionais, nacionais e internacionais, conquistando títulos importantes para a corporação. O espaço já recebeu visitas de renomados profissionais, incluindo um campeão mundial de Jiu-Jitsu.

A academia de musculação, que foi ampliada, agora conta com 252 m², equipada para a prática de musculação e com um espaço dedicado ao Crossfit. Além disso, o centenário Complexo Esportivo dispõe de uma área de mais de 7.000 m², que inclui pista de atletismo, quadra de vôlei, campo de futebol e uma academia ao ar livre.

O projeto, que incluiu a construção do espaço do tatame e revitalização da academia, teve início em abril deste ano e foi concluído em setembro, com um valor total aproximado de R$ 160 mil em investimentos.

A prática de atividades físicas tem um impacto direto na qualidade de vida, saúde mental e preparo psicológico dos militares. Em especial, as artes marciais fortalecem a capacidade de resposta e defesa dos policiais, aprimorando suas habilidades para atuação nas ruas.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destaca que a prática da atividade física é tão importante quanto o treino técnico-profissional, e existe um planejamento para entregar equipamentos adequados para a prática de atividade física em todo o Estado, além de outros projetos que já foram concluídos e estão em execução, como por exemplo o Controle Periódico de Saúde.