O comando do 28º BPM implantou o programa Estudante Cidadão na cidade de Laguna. O piloto do programa inicia na próxima semana na Escola de Ensino Médio Almirante Lamego. A cerimônia de lançamento ocorreu na tarde desta sexta-feira, dia 16, com a presença do comandante do 28º BPM, tenente-coronel Rogério Piovesano Bartolamei, direção, professores e policiais militares do batalhão.
Idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o projeto visa aproximar a instituição dos centros de ensino da rede pública por intermédio de ações que resgatem a paz e o civismo.
A ideia do projeto é aproximar o policial das unidades escolares, promovendo atividades voltadas ao aprimoramento da formação do estudante, instruindo alunos até o 5º ano do ensino fundamental. Em conjunto com a direção e o corpo pedagógico da escola, os militares promoverão ações como: recepcionar as crianças e responsáveis no portão da escola; organizar a entrada dos alunos em forma por turma; realizar rotineiramente o hasteamento de bandeiras e canto de hinos.
O objetivo do programa é fomentar a conscientização da comunidade e principalmente dos alunos, estimulando valores positivos, mudando referências negativas, criando identidade e respeito no âmbito escolar e com o corpo docente. Buscando assim a participação da comunidade como um todo, para que possam participar efetivamente de um processo que trará resultados positivos aos envolvidos.
Segundo o tenente-coronel Bartolamei, “a vinda do projeto só agrega ao trabalho realizado pela Polícia Militar junto às comunidades escolares”.