O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Cataria, coronel Dionei Tonet, viajou nesta terça-feira, 23, para Brasília onde participou da primeira reunião de 2021 do Conselho da Comissão de Anistia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Tonet foi acompanhado dos coronéis Wallace Carpes e Sinval Santos da Silveira Júnior, assessores especiais do Comando-Geral da PMSC.
Durante a viagem, Tonet também conversou com a bancada federal catarinense sobre o projeto para a obtenção de verbas do orçamento impositivo. A PMSC busca apoio dos congressistas para viabilizar uma maior proteção à integridade física dos policiais militares catarinenses e fortalecer as atividades operacionais.
De acordo com o projeto, o comandante-geral da PMSC explica a ”ênfase é o serviço das guarnições que desenvolvem atividades especializada de alto risco”. Ele lembrou do assalto a uma agência bancária em Criciúma, no dia 01 de dezembro de 2020, que tornou ainda mais urgente à necessidade de equipar a PMSC com veículos blindados e coletes com maior resistência balística.
Com a verba prevista de R$ 19 milhões, o projeto visa a aquisição de 55 novas viaturas com blindagem e duas mil placas balísticas nível III A. Esses equipamentos possibilitarão atender 100% dos Pelotões de Patrulhamento Tático (PPT) que estão estrategicamente distribuídos em Santa Catarina, bem como, atendem às necessidades do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque, tendo em vista que estes dois batalhões possuem importante e frequente utilização em todo território catarinense. “O apoio da bancada catarinense na busca de recursos federais para este projeto é de essencial importância para a Segurança do nosso Estado”, completou.
Rede Catarina - Na quinta-feira, 25, o coronel Dionei Tonet, se reuniu com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, em Brasília. No encontro, Tonet apresentou propostas de programas de proteção de mulheres, na Rede de Proteção Catarina que a PMSC aplica em todo o Estado.
Segundo o comandante-geral, foi ajustado o cronograma de dois convênios assinados entre a PMSC e o MMFDH. “Convidamos a ministra para ir a Santa Catarina conhecer a nossa sala de situação no Comando-Geral da PMSC e a gestão do programa Rede de Proteção Catarina”. A ministra garantiu colocar em sua agenda e afirmou que “com os convênios assinados, esse programa será motivo de orgulho para todo o Brasil”, completou.
Texto: Marcelo Passamai da Silva