Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Com ajuda de cão farejador, PM realiza apreensão de maconha, crack e cocaína


A Polícia Militar de Santa Catarina realizou a apreensão de mais de 21 quilos de entorpecentes na segunda-feira, 4, e madrugada de terça-feira, 5, com o auxílio da Companhia de Policiamento com Cães (Canil). As ocorrências aconteceram nas cidades de Dionísio Cerqueira, Criciúma, Chapecó e Palhoça.

O primeiro fato foi registrado na BR-163, em Dionísio Cerqueira, após as guarnições do 36º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Canil realizarem uma abordagem do ônibus da linha Foz do Iguaçu-PR à Porto Alegre-RS.

Com apoio do Cão Zeus, do Canil Setorial de Dionísio Cerqueira, foi realizada a averiguação no bagageiro do ônibus, sendo localizada duas malas com 20,71 quilos de maconha. Foi constatado que a mala era de propriedade de um adolescente, de 15 anos, o qual informou que receberia R$ 3 mil pelo transporte. Diante dos fatos, foi solicitado o apoio do Conselho Tutelar da cidade, sendo o adolescente apreendido e, juntamente com os entorpecentes, encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

A segunda ocorrência foi registrada na cidade de Criciúma. A guarnição da radiopatrulha estava em rondas pelo bairro Tereza Cristina e ao chegar na região conhecida como Trilho, alguns homens visualizaram a presença policial e fugiram correndo pulando muros, não sendo alcançados.

Que foi solicitado apoio do Canil e, com auxílio dos cães Kira e Marley, foi localizado aproximadamente 8 gramas de crack e um simulacro de madeira, imitando uma arma de fogo. Os materiais foram apreendidos e encaminhados ao setor técnico do 9º Batalhão de Polícia Militar.

A terceira apreensão aconteceu no bairro São Pedro, em Chapecó. A guarnição estava realizando rondas pela rua Anselmo Santa Catarina e um homem correu com a mão na cintura e entrou em uns galpões de lixo reciclado ao avistar a viatura policial. Ao retornar ao local que estava, os militares conseguiram abordar o envolvido, utilizando o uso progressivo da força, devido à resistência do abordado.

Posteriormente, foi solicitado apoio para a guarnição do Canil e, com auxílio do cão Royce, foi localizado um saco plástico com 23 pedras de crack prontas para comercialização. Também foi apreendido uma pochete com quinze reais em dinheiro picado, características da comercialização. Diante dos fatos, o abordado foi conduzido, juntamente com os objetos apreendidos, à delegacia de Polícia Civil pelo crime de tráfico de drogas.

Por fim, a Companhia de Policiamento com Cães da PMSC estava realizando patrulhamento no bairro Bela Vista, em Palhoça, e apreendeu 64 gramas de maconha, 6 gramas de cocaína e 13 gramas de crack. O fato foi registrado na madrugada desta terça-feira, 5.

O Canil estava realizando rondas na rua Mariano Silva quando em determinado momento, com o apoio do cão de faro Artan, foi possível localizar uma pochete escondida embaixo de pedras. No interior da bolsa estavam os entorpecentes todos embalados prontos para comercialização. O suspeito e proprietário das drogas não estava no local, sendo os ilícitos apreendidos e entregues na delegacia de Polícia Civil.