Foi realizada na tarde de segunda-feira, 28, a cerimônia alusiva ao aniversário de 64 anos do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Itajaí.
Na oportunidade, foram convidadas autoridades civis e militares de toda a região, e foram entregues medalhas comemorativas do 1º BPM e do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) para pessoas e entidades que, ao longo da história, contribuíram com o desenvolvimento e engrandecimento das unidades no Vale do Itajaí.
O 1° Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina foi criado em 26 de agosto de 1959, na época com sede em Florianópolis e com circunscrição sobre todo o litoral catarinense. Em 1974, a sede do 1º BPM foi transferida para Itajaí, onde encontra-se até hoje.
Ao longo do tempo, a unidade foi desmembrada, e em 16 de dezembro de 2009 ocorreu o desmembramento da última companhia isolada, a então 3ª Companhia do 1° BPM, que passou a ser denominado 25º BPM, com sede em Navegantes.
Durante a cerimônia, foram entregues, ainda, o título honorífico “Amigo do 1º BPM” a pessoas que construíram vínculos com a unidade, além de brasões de mérito e das medalhas “Lealdade e Constância” e “Corpo de Tropa” a policiais militares lotados na unidade, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade local.
Estiveram presentes na solenidade, autoridades civis e militares, entre elas o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que em seu discurso, enalteceu a história da corporação, o trabalho desenvolvido ao longo das últimas décadas bem como os excelentes resultados obtidos pelo Estado, no que diz respeito à indicadores de segurança pública em dados de pesquisas recentes.