O Esquadrão de Polícia Militar Montada (Cavalaria) do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Caçador, tem se destacado pela atuação em prol da comunidade local. Desde maio de 2021, os policiais da Cavalaria vêm executando o projeto de Equoterapia, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou necessidades especiais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
A equoterapia é uma terapia que utiliza cavalos como instrumento de trabalho para desenvolver habilidades físicas, psicológicas e sociais de pessoas com deficiência. A atividade consiste em montar a cavalo e realizar exercícios que visam estimular o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração, a autoestima e a integração social.
Segundo o aspirante-a-oficial Gustavo Müller, do 15º BPM, em média são realizados dez atendimentos a cada semana, sem nenhum custo para as famílias. “É um projeto muito bem-sucedido que vem sendo realizado há aproximadamente dois anos. Contamos com a participação de um equitador, que é um policial militar, de uma fisioterapeuta e uma psicóloga da Apae, as quais acompanham e realizam as atividades com os praticantes durante as sessões”, explica o oficial.
A iniciativa tem trazido resultados muito positivos, avalia Joelise Consoni, psicóloga da Apae. “Cada praticante é único. É nítida a evolução apresentada dentro das áreas cognitiva, física, emocional e sensorial. Nós, da Apae, nos sentimos honrados com a realização deste projeto”, destacou.
Essa parceria entre a PM e a Apae tem sido um sucesso em Caçador e vem recebendo elogios dos familiares. Edgar Santin, pai do menino Gabriel, disse que além dos benefícios terapêuticos, a atividade também proporciona momentos de diversão e descontração. “A equoterapia para o meu filho é muito importante. Ele não vê a hora de chegar quarta-feira para poder vir. Ele se sente muito bem aqui, é sensacional. Agradeço de coração por tudo o que fazem pelos nossos filhos”, finaliza.