Canoinhas da início a nova turma do programa Estudante Cidadão

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) lotado em Canoinhas, deu início ao programa Estudante Cidadão na Escola Básica Municipal Presidente Castelo Branco, nesta segunda-feira, 26, com o objetivo de fortalecer vínculos e promover o crescimento pessoal das crianças.

As crianças do 2º, 3º e 4º ano serão imersas em uma experiência única de aprendizagem, em que, além de conhecerem os hinos e símbolos nacionais, receberão noções de ética e cidadania. Durante o programa, os alunos também terão a oportunidade de entender melhor a atuação da Polícia Militar, percebendo a importância da educação e do desenvolvimento social.

As atividades do programa Estudante Cidadão iniciaram com uma aula inaugural especial, conduzida pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ricardo de Jesus Machado, e pelo subcomandante, major Paulo Ricardo Galle. Durante a aula, os oficiais destacaram a importância da disciplina, do civismo e do respeito mútuo, reforçando o compromisso da Polícia Militar com a formação cidadã dos alunos e o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar e a instituição policial.

A iniciativa busca não apenas educar, mas também construir uma base sólida de valores, incentivando a formação de cidadãos conscientes e participativos. O programa reforça o compromisso da insituição militar com a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, promovendo um ambiente de respeito e cooperação desde as primeiras fases da educação.

Destaca-se que o programa não se trata de uma militarização da educação, mas sim de criar um ambiente organizado e propício para o ensino, fomentando um sentimento de pertencimento e responsabilidade entre os alunos, professores e a comunidade escolar. O Estudante Cidadão também busca resgatar a figura do professor como mestre e aumentar a autoestima dos estudantes, com o objetivo de reduzir a indisciplina e os índices de criminalidade na escola.