Na tarde de quinta-feira, 27, os policiais militares da Companhia de Policiamento com Cães (Canil) realizaram uma visita ao Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara. A ação é relacionada à atividade de Cinoterapia ou Terapia Facilitada por Cães, a qual utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico.
A equipe formada por policiais e três cães que atuam diretamente no combate ao tráfico de drogas e armas de fogo, desta vez, foram com a proposta de levar alegria aos pacientes, através da atividade de Cinoterapia.
A ação trata-se de um valioso instrumento para ajudar no tratamento de doenças e no suporte de pessoas acamadas e hospitalizadas, indivíduos com doenças psiquiátricas, idosos e crianças com necessidades específicas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou intelectuais, tendo por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal como principal agente terapêutico.
As raças dos Cães empregadas nesta missão são conhecidas pela facilidade de aceitação entre paciente e animal.
“Manteremos, sempre que possível, esta atividade importantíssima que resulta da relação entre os Cães e os pacientes, sendo um tratamento alternativo no qual o cão passa a ser um co-terapeuta, auxiliando na busca pelo bem-estar físico, psíquico e social dos pacientes atendidos", destacou o comandante do Canil, capitão Fernando Gruner Prudêncio.