Na manhã desta sexta-feira, 1, os cadetes do 1º Curso de Formação de Oficiais (CFO) Alfa organizaram a formatura semanal acadêmica realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT).
A estruturação da formatura pelos alunos-oficiais é objeto de exercício da disciplina “Cerimonial e Protocolo”, sob orientação do subchefe do Centro de Comunicação Social (CCS), major Ricardo Silva de Sousa, contemplando a elaboração de checklists, roteiros, ordens de serviço e atividades de logística, protocolo e cerimônial.
O objetivo da dinâmica é capacitar os futuros oficiais a promoverem eventos cívicos e militares nas unidades que vierem a atuar após o curso de formação. A solenidade tem escopo de enaltecer o espírito de corpo e o acatamento à hierarquia e à autoridade, além de fortalecer as tradições militares.
Durante o ato, ocorreu a incorporação da Bandeira Nacional e da Bandeira de Santa Catarina bem como ato de entrega de elogios, tendo como agraciados, em razão dos trabalhos realizados na APMT, o tenente-coronel Pablo Neri Pereira, o major Sued Dias Oliveira, o capitão Carlos Diego Apoitia Miranda, o 2º Tenente Marcelo Bornhausen de Sousa e 2º Tárik Douglas Tavares.
O encerramento da formatura foi marcado pela passagem em desfile dos alunos da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP) e dos cadetes do 1º CFO Bravo, da Escola Superior de Formação de Oficiais (ESFO), que marcharam e bradaram em continência ao diretor da APMT, coronel Cléber Pires.