Na tarde de quarta-feira, 23, a Polícia Militar prendeu um homem que descumpriu medida protetiva de urgência, ameaçou e tentou agredir a ex-companheira em Jaraguá do Sul. A vítima acionou a guarnição através do Botão de Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão.
Conforme a vítima, ela tinha acabado de chegar em casa quando foi abordada pelo ex-marido. Ele afirmou que iria matá-la e tentou lhe agredir, momento em que foi contido por um vizinho.
A vítima então acionou o botão do pânico do aplicativo PMSC Cidadão. Como consequência, a guarnição policial militar mais próxima foi alertada e se dirigiu ao local dos fatos imediatamente.
No local, foi verificado que vigorava uma medida protetiva de urgência que restringia a aproximação do envolvido à ex-companheira. Ele havia saído há pouco tempo do presídio, onde se encontrava recolhido por ter cometido o mesmo descumprimento em outra oportunidade.
O homem então foi abordado pelos militares, estando alterado e tentando impedir a ação policial, além disto, confirmou a versão relatada pela vítima. Diante dos fatos, o envolvido foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de Polícia Civil para o cumprimento da medida protetiva e demais procedimentos cabíveis.
Sobre o botão do pânico:
O Botão do Pânico é uma das ferramentas que estão presentes no aplicativo PMSC Cidadão, o aplicativo oficial da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Ele é destinado às mulheres que foram vítimas de violência doméstica, que possuem medida protetiva ativa e que estão cadastradas no programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, da PMSC.
Para estas mulheres, o Botão do Pânico está presente na tela inicial do aplicativo e basta um clique para que a Polícia Militar seja acionada e uma guarnição seja encaminhada para o socorro.