Na última segunda-feira, 1º de fevereiro, na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Blumenau, foi realizada a solenidade de promoção de praças e de passagem de comando do 10º BPM e da 7ª Região de Polícia Militar (RPM). O evento contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, além de outras autoridades militares e civis.
Importante destacar que a solenidade foi fechada ao público, respeitando as medidas sanitárias impostas em virtude da pandemia do novo coronavírus, sendo transmitida ao vivo pelo canal oficial da PMSC no Youtube. A cerimônia foi marcada por diversos atos, como a entrega das medalhas comemorativas e também de mérito por tempo de serviço.
O ato de passagem de comando é uma tradição marcada no tempo e expressa o reconhecimento ao oficial que assume e ocupará a nova função. O novo comandante do 10º BPM, tenente-coronel Cleber Pires, em sua trajetória profissional na PMSC, exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, a chefia da Central Regional de Emergência 190 de Florianópolis, além de ter sido controlador geral da PMSC e também corregedor da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf).
Posteriormente, foi procedida a passagem de comando da 7ª Região de Polícia Militar (RPM). Na ocasião, o coronel Ricardo Alves da Silva passou o comando para o coronel Jefferson Schmidt. O novo comandante regional, que foi subcomandante do 25º BPM, chefe da seção administrativa na sede da 7ª RPM e comandante do 10º BPM, assumirá a área compreendida pelos municípios de Blumenau), Rio do Sul, Brusque e Indaial.
Ao fazer uso da palavra, o novo comandante regional, coronel Jefferson Schmidt, homenageou alguns de seus antigos comandantes, entre eles o coronel da reseva remunerada (RR) Marlon Jorge Teza, o coronel RR Flávio Luiz Pansera e a coronel RR Claudete Lehmkuhl. Ao final, ressaltou a alegria de ter estado à frente do 10º BPM durante os últimos anos, destacando a importância histórica da unidade para a região.
Também durante os discursos, o coronel Ricardo Alves da Silva, oficial que deixou o comando da 7ª RPM, agradeceu a todos pelo o apoio recebido e evidenciou as relevantes ações desenvolvidas diariamente pelo efetivo regional. Em seguida, o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, salientou a importância da busca contínua por ferramentas que visem o desenvolvimento institucional. Por fim, reafirmou o compromisso de se construir diariamente uma polícia melhor para as gerações futuras.