Na manhã desta segunda-feira, 12, a Polícia Militar deflagrou a Operação Fênix I em um condomínio habitacional situado na Rua Botuverá, bairro Itoupazinha, em Blumenau. A operação, que é coordenada pela 7ª Região de Polícia Militar (RPM), tem como objetivo restabelecer a ordem e a tranquilidade do local, permitindo a reconstrução de um ambiente socialmente adequado aos que ali convivem, livre das ações de facções criminosas e do tráfico de drogas.
O local foi escolhido por apresentar elevado índice de violência e criminalidade, que acaba refletindo em diversos outros problemas sociais e na insegurança do município. Mesmo com as diárias ações policiais realizadas na região ao longo dos últimos anos, que já resultaram na prisão de centenas de pessoas, o crime organizado continua se aproveitando da desordem e da desestrutura social do espaço para recrutar jovens e manter a traficância.
Nesse sentido, a partir desta segunda-feira, a Polícia Militar passa a desenvolver uma operação coordenada, iniciando com a massificação da presença policial no local, por meio de abordagens e saturação, para dissuadir a prática delituosa. Em um segundo momento, serão executadas ações de políticas públicas, serviços essenciais e obras, com a finalidade de reconstruir um ambiente salubre e socialmente adequado, livre da criminalidade.
Conforme o comandante da 7ª RPM, coronel Jefferson Schmidt, no local será realizado um diagnóstico social, educativo e cultural, elencando fatores como iluminação pública, creches, escolas e projetos sociais, com a participação conjunta de outros órgãos, a fim de restabelecer a paz e o progresso daquela comunidade.
Obras também estão programadas para o condomínio nos próximos dias, como a construção de um muro em substituição a uma cerca hoje existente, instalação de um portão eletrônico, com controle de acesso e melhorias no sistema de iluminação.