Nesta segunda-feira, 14, o 7º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) divulgou o balanço da Rede de Vizinhos da PMSC. Os números apresentam um panorama geral do programa na cidade de Blumenau.
A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação, fortalecendo as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro.
Em Blumenau, já somam quase 12 mil participantes do programa. Desse modo, 633 ruas e 7.845 residências são diretamente alcançadas pela ação. Ao todo, 340 redes estão cadastradas no município.
O objetivo principal do programa é fomentar parcerias, bem como melhorar a relação entre a polícia e a comunidade. “Na Rede de Vizinhos, por meio do serviço policial, temos a oportunidade de despertar a consciência comunitária sobre a necessidade do envolvimento de todos em prol da segurança pública”, comentou o comandante do 7º CRPM, coronel Jefferson Schmidt.
Como criar a Rede de Vizinhos PMSC
Para criar Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais:
1. Mobilize seus vizinhos;
2. Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro;
3. O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos PMSC para a localidade.