Batalhão de Choque comemora seus 13 anos de criação com solenidade na Capital

O Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) da Polícia Militar de Santa Catarina comemorou seus 13 anos de fundação nesta segunda-feira, 5. Durante a solenidade em comemoração ocorrida na sede da unidade, em Florianópolis, foram entregue medalhas e homenagens aos que nesses anos ajudaram o batalhão.

O BPChoque foi criado pelo decreto no 787, de 10 de agosto de 2020. No entanto, foi mantido o dia 3 de fevereiro de 2011 como sua data histórica, haja vista que esta foi a data de criação do Grupamento de Polícia de Choque, conforme a portaria no 156.

Ao longo destes últimos 13 anos, a unidade se desenvolveu de forma exponencial, sendo destaque, tornando-se em tão pouco tempo uma das referências nacionais na área de operações de choque e motopatrulhamento tático.

O evento contou com a presença do senador da República, Jorge Seif Júnior, do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, do comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Jofrey Santos da Silva, do comandante do BPChoque, major Caio Espindola Miranda, além de demais autoridades militares e civis.

Durante a solenidade, houve a entrega do título honorífico de amigo do batalhão, medalha mérito das operações de choque e medalha comemorativa do Comando de Missões Especiais.

Em seu dicurso, o comandante do BPChoque, major Caio Espindola Miranda, agradeceu o apoio de todas as pessoas, físicas e jurídicas, além de demais entidades públicas e privadas que contribuíram para as melhorias no Batalhão de Policiamento de Choque, destacando os avanços da unidade agradecendo o trabalho de todo o efetivo do batalhão e finalizou afirmando a lealdade e compromisso de toda a tropa para com o comando da unidade e consequentemente para com o Comando-Geral.

O senador Jorge Seif elogiou o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina, destacando os índices positivos adquiridos e elogiando o trabalho do comandante-geral e seus subordinados. Frisando que a legislação penal necessita de uma atualização, com intuito de facilitar e contribuir com o trabalho policial a nível nacional.

Concluindo a cerimônia, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a preocupação que a corporação e o governo do Estado possuem com todos os cidadãos catarinenses no que tange a ordem pública. Ressaltando os avanços e o árduo trabalho desenvolvido pelo Comando-Geral com um olhar voltado, também, para o material humano que é o policial militar.