Nesta quarta-feira, 2, o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) promoveu o 1° Encontro Técnico com o efetivo das suas quatro companhias que abrangem todo o território catarinense. O evento foi sediado em Florianópolis.
A programação contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado e foi sediado no auditório da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), no auditório do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira e no hangar sede da 1ª Companhia de Aviação.
O objetivo do encontro foi aprimorar a segurança de voo e as operações aéreas realizadas pela unidade, englobando diversas modalidades de operações no Conceito Multimissão de uso de aeronaves de asas rotativas, asas fixas, bem como aeronaves remotamente pilotadas.
A iniciativa buscou padronizar técnicas, atualizar conceitos e fomentar discussões sobre novos procedimentos a serem implementados nas atividades da aviação policial militar catarinense, com o intuito de garantir um ambiente operacional cada vez mais seguro e eficiente. A ocasião representou um marco na história da unidade, em que a atividade foi planejada pela equipe de gestão operacional da instituição.
Especialistas em segurança de voo e instrutores renomados do setor ministraram palestras durante o encontro, abrangendo tópicos relevantes para a aviação policial militar. Os temas abordados incluíram procedimentos de emergência, gerenciamento de riscos, prevenção de acidentes, atualização tecnológica das operações com aeronaves e novidades regulatórias na área de aviação.
Na ocasião, também foram realizados simulados e treinamentos práticos, tanto em solo como em aeronaves, como o helicóptero Águia 02, modelo Koala, e o helicóptero Águia 07, modelo Esquilo. Essas atividades permitiram que os participantes colocassem em prática os conceitos aprendidos, ressaltando a importância da coordenação e do trabalho em equipe. O enfoque na constante atualização de habilidades sublinhou a relevância do treinamento contínuo.
O Tenente-coronel Iagã Indalêncio Cota, comandante do BAPM, enfatizou a importância do evento para o aprimoramento da segurança e eficiência operacional da unidade. Ele destacou que a padronização de procedimentos é fundamental para manter o alto nível de excelência da equipe, garantindo a segurança tanto das guarnições de operações aéreas quanto do público em geral.
O subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, piloto e ex-comandante do BAPM, ressaltou “ a unidade está comprometida com a excelência operacional e o aperfeiçoamento contínuo das habilidades de todos os envolvidos na aviação policial militar”.
O Encontro Técnico proporcionou aos mais de 80 participantes a oportunidade de atualizar-se em relação às melhores práticas de segurança de voo e operações aerotáticas, além de reforçar o compromisso do BAPM em ser uma referência no território nacional em aviação de segurança pública, resgate e defesa civil.