O Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM) completou 35 anos de atividades operacionais. Na quarta-feira, 27, foi realizada uma solenidade de comemoração à data, com entrega de condecorações a civis e militares.
Desde o início das operações em 1986, o BAPM realizou mais de 37 mil missões, tendo atuado diretamente no salvamento, resgate e transporte de mais de 12 mil vítimas de acidentes, traumas e doenças de diversas naturezas, além das operações policiais e outras ocorrências. O BAPM está presente nas cidades de Florianópolis, Joinville Lages e Balneário Camboriú.
Além do comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, do comandante do Apoio Especializado da PMSC, coronel Luciano Leite Pereira, do comandante do Batalhão de Aviação, tenente-coronel Alessandro José Machado, estavam presentes no evento o secretário de Saúde do Estado de Santa Catarina, André Mota Ribeiro, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, dentre outras autoridades civis e militares.
História
O Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina iniciou suas atividades em 1986 a fim de realizar missões de resgate, busca, salvamento, Defesa Civil, defesa do meio ambiente, atendimento de ocorrências policiais, transporte de autoridades e apoio aos diversos órgãos públicos.
No início dos anos 90, a corporação passou a formar seus pilotos e tripulantes. Em 08 de maio de 2008, através do decreto nº 1.392, de 28 de maio de 2008, foi elevado a Batalhão de Aviação, também com a implantação efetiva operacional da 2ª base de aviação na cidade de Joinville. Neste mesmo ano de 2008, com a integração das aeronaves de asas fixas à sua frota, o BAPM aumentou sua capacidade de atuação na prestação de serviços à sociedade.
No ano de 2015 foi ativada a base de aviação de Lages. No ano de 2019, foi ativada a base de aviação de Balneário Camboriú. Atualmente o BAPM conta com o efetivo de 98 policiais militares, além de seis aeronaves, sendo três helicópteros Esquilos, um helicóptero Koala e dois aviões.
Confira a galeria de imagens do evento clicando aqui.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS