O Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), por meio das equipes do helicóptero Águia 02, prestou apoio às equipes médicas do Arcanjo, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em três ocorrências distintas nas últimas 48 horas.
Na primeira ocorrência, nesta segunda-feira, 17, um idoso de 68 anos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Palhoça e precisou ser transportado para o hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis.
Já na manhã desta terça-feira, 18, um bebê de apenas 5 meses, que estava entubado e necessitava de terapia intensiva de urgência, foi transferido do hospital materno infantil em Criciúma para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Imigrantes, em Brusque.
Ainda no início da tarde, o Águia 02 foi acionado para realizar o transporte de uma menina de 4 anos com um quadro de broncopneumonia. Foi necessário realizar uma drenagem de tórax e ela foi prontamente encaminhada da emergência do hospital regional de Araranguá para o hospital Pequeno Anjo, em Itajaí.
De acordo com o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado, "a atividade multimissão do BAPM vem da experiência dos mais de 35 anos de atividade, em que as asas da Polícia Militar tanto protegem como salvam. Estas recentes missões de salvamento são exemplos do que somos capazes, e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo".