Banda da PMSC é homenageada em sessão especial na Alesc

A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) – O Piano Catarinense, foi homenageada na quinta-feira, 9, no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A sessão solene foi proposta pelo deputado Marcos José de Abreu – o Marquito pela passagem dos 130 anos de fundação da Banda.

Ao iniciar a sessão, o deputado, que representou o presidente da Alesc, o deputado Mauro de Nadal, afirmou que “yoda noite é uma boa noite para celebrar a arte. É isso que celebramos nesta noite, o poder artístico da banda da Polícia Militar”. Segundo o parlamentar “a história que precisa ser preservada, celebrada, saudada e incentivada. Ela tem um papel importante na interação da instituição com a população, aproximando a Polícia Militar da sociedade.” Segundo Marquito, a sugestão para a realização da sessão partiu do escritor Fábio Garcia, que prepara um livro sobre a história da Banda.

A solenidade contou com a apresentação da banda que, além de executar os hinos Nacional e de Santa Catarina, tocou canções de Djavan. O comandante da banda, subtenente Luiz Fernando da Silva, agradeceu a Assembleia pela homenagem. “Não há nada mais gratificante na vida que o reconhecimento. Que continuemos construindo de forma positiva, com dedicação paixão e trabalho árduo essa valorosa missão, elevando ainda mais o padrão de excelência de nossa música”, completou.

O coronel Marcos Aurélio Ramm, chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC, representou o Comandante-Geral da corporação, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, na sessão especial. Segundo ele, nos últimos cinco anos, em plena pandemia, a banda realizou cerca de 400 apresentações, a maioria delas em creches, hospitais e atividades cívicas. “A Polícia Militar tem o objetivo de preservar a ordem, proteger a vida e levar segurança pública a todos os catarinenses, e por meio da banda leva, também, a arte e uma proximidade maior com a população”, ressaltou.

Conhecida como “Piano Catarinense”, a banda da PM foi criada em 1893. Atualmente, é composta por 43 músicos, sendo 36 policiais da ativa e sete da reserva remunerada. Em 2008, ela foi declarada Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Santa Catarina.

Homenageados:

- Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina

- Coronel Aurélio José da Rosa, comandante-geral da PMSC

- Coronel Marcos Aurélio Ramm, chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC

- Coronel Nazareno Marcineiro

- Subtenente Luiz Fernando da Silva, comandante da banda da PMSC

- Subtenente Jonatas Edson Passos, subchefe da banda da PMSC

- 2º tenente Graciliano Guedes Pompeu (in memorian), comandante da banda entre 1904 e 1933

- Major Osnildo Delvan, comandante da banda entre 1974 e 1985

- Capitão Walfredo Raimundo Pinho, comandante da banda entre 1985 e 1993

- Subtenente Almir José da Silva, comandante da banda entre 2008 e 2014

- Subtenente Leandro Espíndola Torres Barbosa, regente da banda

- 1º sargento Jairo Vieira da Silva, regente da banda

- Subtenente Luiz Fernando da Costa, regente da banda entre 1969 e 1981

- Subtenente Giovane Cascaes Pacheco, regente da banda entre 1995 e 2008

- 2º sargento Adriano Marcos da Luz

- 3º sargento Alcione Shtorach

- Cabo Andrey Miranda

- Cabo Dyjonathan Dyowany Pacheco

- Subtenente Ednilson Joel Machado de Souza

- Subtenente José Ricardo Pereira

- Subtenente Maurício de Souza

- 3º sargento Maurício Mário de Moraes

- 3º sargento Rafael Thiesen de Oliveira

- Subtenente Rui Gilvano da Silva

- 3º sargento William Marcos Ribeiro

Clique AQUI e veja o álbum de fotos!

Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira