Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Autores de violência doméstica são detidos por descumprir medida judicial


No mês em que se inicia a Campanha Agosto Lilás, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deteve em flagrante quatro homens por descumprimento de medida protetiva de urgência. As ocorrências foram registradas na noite de terça-feira, 1º, em Chapecó e Joinville, e nesta quarta-feira, 2, em Indaial e Palhoça.

O primeiro fato foi registrado no bairro São Cristovão, em Chapecó. A Central Regional de Emergência recebeu o chamado de socorro da vítima, onde era perceptível muitos gritos através do telefone.

Os policiais militares deslocaram até o local e constataram o autor dos fatos quebrando a porta da residência da solicitante para tentar entrar no imóvel. Ao dar voz de abordagem, o envolvido não acatou e foi necessário o uso progressivo da força para algemá-lo e efetuar a prisão. A vítima relatou que teve um desentendimento com o ex-marido durante a manhã e que tinha conseguido a medida protetiva de urgência devido as ameaças de agressão e morte. Porém, ao chegar a noite, o envolvido foi novamente até a residência, sendo detido pelos militares.

Em Joinville, no bairro Paranaguamirim, o fato foi registrado por volta das 23h30, momento o qual a guarnição foi acionada pela vítima devido ao autor dos fatos estar descumprindo a medida protetiva com a aproximação em frente à residência e ofendendo-a. Os policiais chegaram ao local e deu voz de prisão ao envolvido.

Já em Indaial, no bairro Arapongas, a ocorrência aconteceu na manhã desta quarta-feira, 2. Na oportunidade, estando os envolvidos devidamente intimados pelo Oficial de Justiça acerca da medida protetiva, que determinava o afastamento do autor do lar e a proibição de aproximação da vítima, o envolvido descumpriu a decisão e ficou na garagem da residência.

A guarnição foi acionada no local dos fatos e ao perceber a presença do envolvido na residência, proferiu-lhe voz de prisão e encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

Já na Palhoça, no bairro Passa Vinte, além do descumprimento da medida protetiva de urgência, o suspeito furtou pertences da residência para trocar por entorpecentes, conforme suspeita a vítima ao ser questionada. Diante dos fatos, a guarnição policial militar foi acionada, abordou e deteve o envolvido que tentou fugir ao avistar a guarnição.

Programa Institucional da PMSC e Campanha Agosto Lilás

Começou o mês de agosto e com ele a campanha Agosto Lilás. A ação foi instituída pela Lei 14.448/22 como mês de proteção à mulher, destinado à conscientização para o fim da violência contra as mulheres.

Neste sentido, a Polícia Militar de Santa Catarina possui o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, um programa direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, pautado na filosofia de polícia de proximidade, buscando conferir maior efetividade às ações de proteção à mulher.

No primeiro semestre de 2023, o programa já atendeu 16.796 mulheres, além de 407 acionamentos do botão do pânico.

O botão do pânico é uma ferramenta dentro do aplicativo PMSC Cidadão, para vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência. A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que empenha a guarnição mais próxima disponível para atender fato.

O programa Rede Catarina baseia-se em ações de proteção, no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha e na disseminação de solução tecnológica, tendo o atendimento especializado e com foco na prevenção de novas agressões e na promoção da segurança e da autonomia das vítimas.