Na tarde de segunda-feira, 24, policiais militares do 27º Batalhão de Polícia Militar receberam informações que veículo VW/Saveiro havia sido roubado por dois homens armados em São João do Itaperiú. Durante a fuga, os envolvidos atiraram contra os policiais, que revidaram a agressão, resultando na morte de um dos homens. Os policiais militares contaram com o apoio das guarnições do Tático e do Canil do 8º BPM, e do Águia 07.
A vítima do roubo relatou que estava ao lado do veículo quando dois homens armados chegaram e anunciaram o assalto. Além do carro roubado, havia um veículo Fiat/Uno com outros dois homens em apoio ao roubo. Recebida as informações, imediatamente a guarnição deslocou para o local.
Durante o deslocamento na região do Morro do Colchão, bairro São Cristóvão, os policiais foram informados que os autores haviam passado com os veículos naquela direção, a poucos instantes. Logo a guarnição localizou o veículo roubado estacionado no pátio de uma residência.
Com o apoio da agência de inteligência do 27º BPM, os policiais militares receberam informações que os autores do crime estavam em outra residência próxima ao local onde o veículo foi abandonado. Ao realizar o cerco policial, as guarnições visualizaram dois homens correndo pelos fundos da casa em direção ao matagal. Os policiais verbalizaram diversas vezes para que os dois homens parassem, contudo, os envolvidos não acataram as ordens e dispararam com um revólver contra os policiais. A guarnição revidou os disparos para repelir a agressão e acabou atingindo um dos autores do roubo.
Um homem, de 29 anos, foi atingido com um disparo de armada de fogo e imediatamente a guarnição acionou o Corpo de Bombeiro Militares para prestar o atendimento, pois ele tinha sinais vitais. Porém, quando a equipe médica chegou, constataram o óbito. A arma, um revólver calibre 38, foi entregue ao Instituto Geral de Perícias - IGP. O outro homem de 21 anos, é conhecido das guarnições e naquele momento conseguiu se evadir.
Depois do confronto policial, os policiais militares receberam a informação que outros dois homens que teriam apoiado no crime de roubo foram detidos por populares. Outra guarnição deslocou em apoio e realizou a prisão dos homens de 24 e 33 anos.
Na residência, onde os homens haviam se escondido, foi encontrado 20 gramas de crack. Além da droga, o veículo de apoio e o carro roubado foram apreendidos e entregue, juntamente com os detidos, na Delegacia de Polícia de Itajaí.
O outro homem de 21 anos, que se evadiu é conhecido das guarnições e possuía mandado de prisão ativo, mas não foi encontrado na segunda-feira. As buscas não sessaram até a tarde de terça-feira, 25, quando as guarnições localizaram o homem escondido numa residência no mesmo bairro.
Quando o homem percebeu a presença da guarnição, evadiu-se para o matagal e novamente atirou contra os policiais, que revidaram a agressão. O homem veio a óbito no local e com ele foi encontrado uma pistola calibre 380, com cinco munições intáctas, que foi recolhida pelo IGP.