Nos dias 9 e 10, segunda e terça-feira, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), promoveu o I Seminário de Radiopatrulha, em Florianópolis, e reuniu cadetes e alunos-soldados no evento.
O radiopatrulhamento é um processo de policiamento ostensivo motorizado, no qual os policiais militares realizam patrulhas preventivas, atendimento de ocorrências, bem como abordagens de indivíduos em atitudes suspeitas.
As guarnições de radiopatrulha desempenham um papel essencial na segurança pública, atuando de forma contínua na prevenção e no combate à criminalidade, além de assegurar a preservação da ordem. O evento destacou a relevância dessa atividade operacional dentro da Polícia Militar.
Além disso, o seminário teve por objetivo a atualização técnica, a revisão de doutrina e o compartilhamento de informações, buscando a melhor capacitação da tropa. Outrossim, enfatizou a troca de experiências entre os participantes, tendo por base as ações de policiamento ostensivo motorizado e comunitário.
Temas abordados durante o evento:
- Radiopatrulha e os irmãos de armas - tenente-coronel PM Yuri Bento Brandão e tenente-coronel PM André Rodrigo Serafin;
- Tráfico de drogas sintéticas em Santa Catarina - tenente-coronel PM Felipe Costa;
- Mídias sociais e a atividade de radiopatrulha - major PM Marcos Rocha Castro e soldado PM Dandara Ticiane de Lima;
- Atividade correicional - tenente-coronel PM Vinicius Valdir de Sá;
- Direção defensiva policial - subtenente PM Rafael Ledenir Bernardo;
- Terrorismo doméstico com multiplas vítimas - major PM Jorge Augusto de Souza Martins;
- Níveis e evolução/regressão no atendimentos de ocorrências policiais ordinárias - tenente-coronel PM Mário Luiz Silva;
- Atividade de radiopatrulha e o ciclo de persecução criminal - promotor de Justiça Jadel da SIlva Junior.
Dentre os temas e palestrantes do seminário, compareceram tanto oficiais quanto praças da Polícia Militar de Santa Catarina, assim como um membro do Ministério Público estadual. O comandante-geral da corporação, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, agradeceu a presença de todos os participantes, e destacou a importância da radiopatrulha, bem como o alto nível dos palestrantes que proferiram seus temas direcionados ao aperfeiçoamento, evolução e aprimoramento dos participantes presentes.