Entre os dias 27 e 29 de maio, foram realizadas em Bom Jardim da Serra, Curitibanos, São Joaquim e Urubici reunião de avaliação do trabalho realizado pelas Forças Policiais, trazendo bons índices de percepção de segurança por parte dos cidadãos desses municípios. A análise foi feita pelo Protótipo Alpha PMSC Odem Pública 5.0.
O projeto piloto Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 trabalha de forma multidisciplinar para a redução de índices de desordem e violência letal em cinco municípios na mesorregião serrana. Em São Joaquim 53,3 % da população pesquisada se sentem seguros. Em Curitibanos esse índice foi de 69,2%, em Urubici foi de 70% e em Bom Jardim da Serra 76,9% consideram a cidade não violenta.
Os entrevistados do projeto Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 sugeriram diversas medidas para melhorar a segurança em suas cidades. Entre as recomendações estão a criação de soluções que incluam acolhimento e apoio psicológico, considerando o alto número de casos de depressão e problemas de saúde mental na região. Solução para moradores de rua, o combate à violência contra a mulher e a redução do uso de drogas também foram destacados como prioridades.
O Protótipo Alpha PMSC Ordem Pública 5.0 é organizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que consiste em uma ação integrada com outros setores da sociedade que visa aprimorar os modelos de gestão e políticas públicas para reduzir os índices de violência, identificar suas origens e promover uma melhoria sustentável na qualidade de vida em Santa Catarina.