O Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA), por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em Chapecó, realizou nesta quarta-feira, 2, ato de abertura do Período da Piracema 2019 na bacia hidrográfica do Rio Uruguai.
O evento ocorreu no Marco das Três Fronteiras, no município de Itapiranga, com a participação de órgãos de fiscalização de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina.
A piracema em 2019 teve início no dia 1º de outubro e se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2020. Durante esse período, a prática da pesca sofre diversas restrições, sendo vedado a utilização de determinados materiais, bem como locais que passam a ser proibida a pesca. O objetivo é garantir que as espécies de peixes da bacia possam fazer a desova e repovoação dos rios, sendo que as ações de fiscalização serão realizadas em dias, locais e horários alternados.
O encerramento do ato foi marcado com o início das ações de policiamento e fiscalização aquática voltadas ao evento realizadas pelas equipes das entidades presentes. As ações estão programadas até o fim da piracema.