Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Ambiental inaugura projetos de Educação Ambiental em Lages


Na última quinta-feira, 14, a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou a inauguração formal, em sua subunidade em Lages, de alguns importantes projetos de educação ambiental dentro de suas instalações.

Os projetos, todos seguindo princípios de sustentabilidade e preservação, têm o objetivo de educar através do exemplo, mostrando a todos àqueles que visitarem a PMA, de modo claro e didático, como preservar nosso meio ambiente. Foram inaugurados os seguintes projetos:

Destinação de resíduos sólidos e horta orgânica: Foram distribuídas lixeiras para separação de resíduos sólidos da maneira adequada, sendo as mesmas distribuídas pelo quartel, eliminando-se com isso as lixeiras dentro das salas.

Até o presente momento já foi encaminhado para a reciclagem 2,5 toneladas de resíduos, todos produzidos no quartel ou na residência de nossos policiais, os quais estão tendo a correta destinação por meio da parceria com a empresa Turma da Árvore.

Além disso, foi criada uma Horta Orgânica para que os Protetores Ambientais possam colocar em prática os ensinamentos relativos a compostagem bem como a lida com a terra, podendo, durante o curso ou ao seu final, colher o fruto de seu trabalho.

Museu educativo de animais taxidermizados: No que tange a preocupação com a preservação da Fauna, com a ajuda de parceiros e a vontade de nossos policiais, foi criado um museu educativo de animais taxidermizados dentro do quartel.

O objetivo é expor espécies da fauna silvestre da região, encontradas em nossas ocorrências ou cedidas por outros órgãos, buscando repassar aos visitantes informações sobre elas, além de alertar sobre os perigos que rondam estas espécies, como a caça ilegal e atropelamentos.

Quadra multiesportiva de areia: Com apoio da Prefeitura do Município de Lages, foi construída uma quadra esportiva de areia com vistas a contribuir para o bem estar e a saúde física dos policiais militares.

Além disso, num segundo momento, esta quadra irá possuir também um fim educativo a todos que visitarem o quartel, pois grande parte de sua areia será proveniente de vidro reciclado e granulado novamente em formato de areia, numa parceria com a empresa Turma da Árvore.

Reutilização da água da chuva: Foi implementada com a utilização de cisternas e bombas de pressão, a reutilização da água, por meio da utilização da água da chuva, como forma de abastecer nossos vasos sanitários dos banheiros próximos a sala de aula. Além disso, a água da chuva também é coletada e utilizado para a limpeza das viaturas PM.

Projeto bosque e trilha ecológica: Criado dentro do quartel, numa área de aproximadamente 2.800 metros quadrados, um bosque com mais de 200 árvores nativas plantadas, que possibilitará, por meio de uma trilha de aproximadamente 120 metros, a realização de Educação Ambiental ao ar livre repassando importantes informações aos nossos visitantes sobre nossa Flora.

Todos estes projetos buscam facilitar o processo de educação ambiental, que doravante será realizada de forma mais dinâmica e inclusiva, permitindo que o quartel da PMA em Lages possa receber crianças e adolescentes ao longo do ano, prevenindo a prática de crimes contra o meio ambiente através do conhecimento.