A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 6º Batalhão de Polícia Militar (Lages), realizou na terça-feira, 12, palestra sobre a Rede de Proteção Escolar e do Protocolo FEL (Fugir, Esconder e Lutar) na Escola Basica Municipal Belisário José Luiz, localizada no interior do município de Capão Alto.
Policiais do 6º BPM realizaram a apresentação para 83 alunos e seus respectivos professores, do 6º ao 9º anos letivos. De acordo com o trabalho que está sendo feito em todo o Estado em relação à Segurança Escolar, a PMSC atendeu ao pedido da direção da escola para realizar o encontro.
Com os alunos o principal foco foi fortalecer as ações de prevenção e repressão delitos como tráfico de drogas, furtos, agressões, violência sexual e bullyng no ambiente escolar. As palestras e atividades educativas nas escolas buscam a proximidade com a população e é adotada em todo o Estado, por todos os policiais envolvidos, dentro da doutrina da Rede de Segurança Escolar
Ações - A Rede de Segurança Escolar ocorre de forma sistêmica com a participação de todas as Forças de Segurança, através da Secretaria de Segurança Públic. Trabalha primariamente a prevenção de forma educativa nas escolas, com a segurança nas entradas e saídas dos alunos, nas rondas no interior das unidades escolares e na avaliação da estrutura física da escola indicando a arquitetura de prevenção ao crime (muros, alambrados, alarme, iluminação, controle de acesso).
Desde abril de 2023 a Rede já realizou palestras para 52 mil alunos e mais de 62 mil professores em 43.381 escolas estaduais, municipais e particulares em todo o Estado sobre os protocolos de Segurança Escolar.
Texto: Marcelo Passamai