A estreita colaboração entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a SC Transplantes tem desempenhado um papel fundamental na viabilização de operações de captação e transplante de órgãos em todo o estado de Santa Catarina. No domingo, 13, e nesta segunda-feira, 14, o Batalhão de Aviação da PM realizou duas ações que auxiliaram salvar vidas.
No domingo, 13, o BAPM foi acionado para realizar a condução de uma equipe médica para captação de órgãos no município de Lages. Rapidamente foi montada uma operação e em menos de 45 minutos a equipe chegou no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres para iniciar os procedimentos.
Dois rins e duas córneas foram com sucesso captados, e a eficácia da operação permitiu que esses órgãos fossem prontamente transportados para Florianópolis, onde já foram recebidos pelo paciente.
Já nesta segunda-feira, 14, o BAPM foi novamente acionado para um novo transporte de uma equipe médica até o município de Içara, onde foram captados um fígado, dois rins e duas córneas.
Com agilidade e segurança, o fígado foi conduzido pelo Águia 05 até a cidade de Blumenau e os dois rins e os dois globos oculares transportados até Florianópolis, auxiliando mais pacientes.