A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura de Joinville, iniciou as tratativas para enfrentar a situação de abandono de imóveis na região central da cidade. O dossiê foi encaminhado para ao órgão público na segunfa-feira, 21, a qual informou que pretende estudar a questão e adotar as medidas administrativas cabíveis.
O 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou um levantamento de imóveis em situação de abandono na região central de Joinville. Foram identificados 32 imóveis nos bairros América, Atiradores, Anita Garibaldi, Bucarein e Centro. Tratam-se de casas e prédios desocupados, em mau estado de conservação e com reclamações recorrentes por parte dos vizinhos.
O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior, frisou a importância da atuação conjunta e da presença dos órgãos estatais para coibir a prática de crimes. “Estamos cientes das reclamações da comunidade e das ocorrências que tem sido geradas em decorrência da concentração de pessoas da maneira indevida nesses imóveis abandonados, por isso a necessidade de mapear os locais atingidos não só para facilitar a atuação da PMSC, mas também dos demais entes públicos", ressaltou o comandante.
O esforço visa coibir a prática de crimes na região, visto ser comum a utilização indevida de tais imóveis como esconderijo de criminosos e produtos de crime, bem como os locais, sem condições de salubridade, acabam ocupados por pessoas em situação de rua.