Na noite de quarta-feira, 5, foi realizada na Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares Estaduais (ABVO), em Florianópolis, a passagem da presidência da Academia de Letras dos Militares Estaduais Catarinenses (Almesc). Assumiu a presidência a tenente-coronel da reserva remunerada, Edenice da Cruz Fraga, cargo que era exercido pelo coronel da reserva remunerada, Roberto Rodrigues de Menezes.
Durante a solenidade, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, receberam o título de Acadêmico Honorário da Almesc.
Na oportunidade, ingressaram na entidade dois novos acadêmicos, pertencentes à PMSC, são eles: o tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho e o capitão Leonardo Quadros Schroeder Pontes.
Em sua saída, o ex-presidente, coronel Roberto, foi agraciado com a medalha da Almesc, pelo vulto de sua obra literário e após dez anos à frente da entidade. Após a solenidade, os presentes foram brindados com um coquetel.
Currículo da nova presidente
Edenice Fraga é tenente-coronel da reserva remunerada da PMSC, poetisa, declamadora, contista e roteirista de Teatro. No ano de 1992 foi a primeira escritora de peças teatrais educativas, para o teatro de Fantoches da Polícia Militar Feminina e ex-diretora do Colégio PM Feliciano Nunes Pires.
No ano de 2020, saiu como destaque entre as quinze escritoras negras brasileiras da revista Escritores Contemporâneos da editora Matarazzo, de São Paulo, bem como, também teve seu nome referenciado pelo portal de Notícias Margens em São Paulo, como destaque entre as escritoras negras referências no Brasil.
Possui várias premiações, sendo que em 2021 foi premiada com o troféu de primeira colocada no concurso internacional de poesias da revista Italiamiga.
Possui quatro livros solo de Contos e Poemas, e participação em 33 obras como coautora.
É Especialista em Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco e em Gestão de Segurança Pública; Embaixadora da Paz pela UPF (Federação pela Paz Universal); Membro imortal da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina; Membro da Academia Nacional das Ciências, Letras e Artes; Membro da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes. Membro do Grupo de Poetas Livres de Florianópolis; Membro da Cultive - Association International D'Art, Littérature Et Solidarité - Intercâmbio Brasil e Suíça; Mulher Destaque Santa Catarina pela Academia de Letras do Brasil Seccional Santa Catarina. Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Diretora de Cultura da Academia Desterrense de Literatura.
Entre as várias honrarias que já recebeu, possui a Medalha Cruz e Sousa, a mais alta honraria outorgada pelo Governo do Estado de Santa Catarina no meio literário e cultural.
Confira mais fotos do evento clicando aqui.
Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira / CCS