Aconteceu na noite de ontem, no Ginásio Municipal de Criciúma, a solenidade de formatura de 1.400 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O Proerd tem dentre seus objetivos, prevenir o uso de drogas e fortalecer a autoestima das crianças, tornando-as capazes de resistir às mais diversas pressões, tanto com relação ao uso de algum tipo de droga quanto à prática de atos violentos. Em 16 anos o programa implantado no 9º BPM em Criciúma já formou 37.470 alunos de 5º ano.
Durante todo o evento, que estava muito animado, foram realizados sorteios de diversas miniaturas de pelúcia do leão Daren para as crianças. Uma das etapas do Proerd foi a apresentação de uma redação em que os estudantes registram os conhecimentos adquiridos durante todo o programa. Neste semestre, assim como nos anteriores, todos os alunos foram brilhantes em seus trabalhos, tendo cinco deles como destaque. Como prêmio, os autores destes cinco trabalhos ganharam uma bicicleta das mãos dos instrutores do Proerd e do mascote do programa, o leão Daren.
O comandante do 9º BPM, tenente-coronel Evandro de Andrade Fraga, discursou sobre a importância do Proerd para as crianças, do quanto é importante também para a corporação ter policiais nas escolas, podendo disseminar filosofias de paz e alertar sobre os perigos das drogas e da violência. O comandante agradeceu aos diretores, professores e parceiros do Proerd presentes no local, assim como agradeceu ao empenho dos cinco policiais militares responsáveis pelo programa na cidade de Criciúma.
(Texto: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM | Fotos: divulgação)