Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

5º CRPM apresenta resultados positivos em 2022


O 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) divulgou na sexta-feira, 27, os dados estatísticos relativos à produtividade de 2022. Na análise dos dados, é possível observar a redução de vários crimes na região, além da significativa apreensão de drogas e armas.

Cempreendendo o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), 17º BPM e 27º BPM, o 5º CRPM é responsável por oito cidades da região norte de Santa Catarina, são elas: Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, São João do Itaperiú, Itapoá e Garuva. 

Entre os índices analisados, houve a redução de 15% no número de homicídios no 5º CRPM. Quando analisados os dados apenas da cidade de Joinville, a redução é de 26%, comparado ao ano de 2021. Ainda em Joinville, ocorreu a redução de 8,6% dos crimes de roubo em relação ao ano anterior. 

Com foco no combate à criminalidade e a garantia da sensação de segurança ao cidadão, inúmeras ações ocorreram durante o ano, bem como diversas operações, entre elas a Operação Fecha Bairro, inédita na região. Todas essas ações resultaram na apreensão de 145 armas de fogo; 1.851 kg de maconha; 197 kg de cocaína; e 254 kg de crack. Foram cumpridos 746 mandados de prisão e 3.336 pessoas foram presas em flagrante. 

No decorrer do ano de 2022, foram realizados programas institucionais preventivos, com a finalidade de aproximar Polícia Militar e comunidade. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 6.361 alunos; o programa Rede Catarina atendeu 1.780 mulheres em situação de violência doméstica; e o programa Rede de Vizinhos contabilizou 13.180 participantes. 

O comandante regional, coronel Marcio Leandro Reisdorfer, ressalta que “as ações operacionais voltadas a missão de diminuir os índices criminais irão continuar, dentro do planejamento tático previsto para o ano de 2023, onde também está contemplado o incremento nos programas preventivos da Polícia Militar. Visando a preservação da Ordem Pública e a realização da Polícia Ostensiva, nossas missões.”