Considerada a maior festa alemã das Américas, a 39ª Oktoberfest Blumenau foi oficialmente aberta nesta quarta-feira, 9. O destaque para este ano são as tecnologias empregadas durante a festa, com o objetivo de garantir a tranquilidade dos participantes.
Serão 19 dias de festa e a expectativa é que mais de meio milhão de pessoas participem do evento. Visando a segurança dos participantes, a PMSC organizou um planejamento estratégico. Além do policiamento tradicional, serão utilizados motos, cães, guarnições especializadas do Tático, Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e apoio aéreo.
O evento também contará com câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e drones para identificar possíveis tumultos, garantindo a preservação da ordem pública e a segurança de todos os participantes.
A abertura oficial deste ano ocorreu no Parque Vila Germânica, em razão do cancelamento do primeiro desfile devido à chuva, e contou com a presença do governador Jorginho Mello, do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do comandante do 7º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, entre outras autoridades e convidados.
O comandante-geral, coronel Pelozato, aproveitou a oportunidade para conhecer todos os setores da festa, visitando os postos de comando fixo e móvel, estrategicamente distribuídos pelo evento. Nos pavilhões, os comandantes percorreram as diferentes áreas da festa, que registrou uma média de 10 mil pessoas no primeiro dia.
O comandante-geral da PMSC, coronel José Aurélio Pelozato da Rosa, destacou "é uma grande honra estar no comando desta histórica e respeitada corporação. A responsabilidade só aumenta em fazer o melhor para o povo da Santa e Bela Catarina e para todos os catarinenses que vestem a farda caqui".
Sobre a Oktoberfest -
A festa, iniciada em 1984 com o propósito de elevar o ânimo da população após a trágica enchente de 1983, celebra os costumes e tradições germânicas, representando a ancestralidade de muitos imigrantes e famílias da região. Assim, a Oktoberfest Blumenau é um evento que carrega história e profundo significado para todo o Vale do Itajaí.
As celebrações incluem o tradicional desfile, realizado às quartas-feiras a partir das 19h30 e aos sábados às 16h, da rua XV de Novembro até o Parque Vila Germânica. Participam clubes, grupos folclóricos, bandas, alegorias e turistas. O uso de trajes típicos é obrigatório para os participantes, e o público pode assistir livremente. Estima-se que, a cada ano, mais de três mil pessoas integrem os desfiles.